Notícias

JUNHO VIOLETA: CRAS E GRUPO CONVIVER PROMOVEM EVENTO EM PROL DA CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA IDODOS

JUNHO VIOLETA: CRAS E GRUPO CONVIVER PROMOVEM EVENTO EM PROL DA CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA IDODOS

Nesta quinta-feira, 13, a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e grupo Conviver trabalharam juntos a campanha Junho Violeta, pela conscientização e enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Sob o tema “Cuidar sim, violência não”; ministrado pela Assistente Social, Alessandra de Morais, o encontro que aconteceu na sede do CRAS, abordou os tipos de violência, além dos direitos e canais de comunicação para denúncia de maus tratos de qualquer natureza. A programação contou com atividade física, apresentações artísticas, sorteio de brindes e café da manhã.

Para a Coordenadora do CRAS, Jennyfer Veloso, é muito importante promover o debate acerca da valorização da pessoa idosa. “A violência contra o idoso acontece de forma silenciosa, por diferentes formas, como física, psicológica, abuso financeiro ou material, além da negligência e abandono; e infelizmente acontece, muitas vezes, no seio familiar”, lamenta. Para ela, o CRAS tem um papel fundamental na proteção desse grupo de pessoas, porque pode trabalhar com a comunidade, atividades educativas e a mudança da percepção sobre o idoso. “Sem o idoso, não temos história e nem legado, é de extrema importância que todos criem consciência a respeito dessa questão para que a violência seja combatida em todos os aspectos”, completa.

O evento foi iniciado com alongamento, orientado pelo profissional de educação física, Adriano Marques. Em seguida, os convidados foram presenteados com apresentação de balé das crianças matriculadas nas oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), teatro e um sorteio especial de brindes. “É muito importante conversar sobre a violência, principalmente com os idosos, para que eles tomem conhecimento de como prevenir, e caso aconteça, saberão como procurar a ajuda dos órgãos competentes”, pontua Adriano Marques.

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS

A violação dos direitos dos idosos acontece de diversas formas, mas os principais registros são a violência psicológica, física, discriminação, abandono e negligência financeira ou material. Para proteger a integridade física e emocional dos idosos, além do Estatuto do Idoso, canais para denúncia como o Serviço de Atendimento Disque 100, site da ouvidoria e aplicativos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania são importantes aliados. Os serviços são gratuitos, funcionam todos os dias, sem interrupção e são sigilosos. As denúncias de casos de violência são repassadas aos órgãos públicos, que podem tomar as providências necessárias.

Reforçamos ainda, que na nossa cidade, as denúncias podem ser feitas pelo telefone da Polícia Militar ou na delegacia, e ainda, na sede do CRAS.

logo rodape

Endereço

Praça da Matriz, 69 – Centro
CEP: 35324-000
Entre Folhas, MG.

Informações

Segunda a Sexta-feira, das 08:00 às 11:00 e 13:00 às 16:00 horas
Telefone.: (33) 3324-6162
Email: prefeitura@entrefolhas.mg.gov.br